ATPS Logistica Etapa 2
Em nossas pesquisas conversamos com alguns profissionais dentro da empresa com relação aos gargalos da empresa.
O gargalo mais votado foi o transporte de mercadorias. A condição das estradas, transito e a falta de estrutura da cidade geram atrasos na entrega de mercadoria e uma grande quantidade de produtos danificados impróprio para se colocar nas prateleiras do mercado. Já foram feitos estudos em cima deste problema e fomos informados que o Supermercado foi obrigado a trocar de fornecedores por conta desses problemas e que estão trabalhando em conjunto com alguns fornecedores para o treinamento de alguns motoristas, para que eles prestem mais atenção em alguns pontos da estrada e evitem danificar alguns produtos.
Etapa 3
Nos dias de hoje, além do surgimento de novas empresas que exploram o conceito de supermercados de bairro, as empresas maiores também vêm avançando sobre este segmento do mercado. Face aos desafios a que estão sendo expostas e objetivando permanecer no mercado, a estratégia das empresas menores tem envolvido a associação dos varejistas entre si ou com grandes atacadistas, bem como a busca de uma maior eficiência administrativa e operacional. O Associativismo Através do associativismo muitas empresas menores vêm procurando tirar proveito das vantagens que esse conceito proporciona. As compras, por exemplo, passam a ser feitas em conjunto, aumentando o poder de compra junto aos fornecedores, tornando as negociações mais fáceis.
Com as novas "Centrais de Compras", as negociações passam a ser realizadas por profissionais concentrados apenas nessa atividade, havendo, assim uma especialização do processo de compra. Como conseqüência disso para as empresas, os preços das mercadorias ficaram menores e os prazos para pagamento maiores, permitindo, assim o aumento das margens operacionais das empresas associadas.
Cabe ressaltar que fora dessas associações, alguns comerciantes menores sequer possuem acesso direto a alguns