ATPS LOGISTICA EMPRESARIAL
PASSO 1
FLUXO RELEVANTE
O fluxo de caixa é um importante instrumento que possibilita o planejamento e o controle dos recursos financeiros de uma organização. É uma ferramenta indispensável gerencialmente, em todo o processo das decisões financeiras.
Contextos econômicos modernos de concorrência de mercado exigem das empresas maior eficiência na gestão financeira de seus recursos, não cabendo indecisões sobre o que fazer com eles.
Sabendo que uma boa gestão financeira reduz substancialmente a necessidade de capital de giro, promovendo assim maiores lucros a partir da redução das despesas financeiras, sendo essa a finalidade do fluxo de caixa.
Um fluxo de caixa relevante para um projeto é uma alteração do fluxo de caixa da empresa toda, que resulta da decisão de fazer um investimento. Esses fluxos são definidos em termos de alterações, ou incrementos do fluxo de caixa existentes na empresa e são denominados fluxos de caixa incrementais.
Os fluxos de caixa incrementais para avaliação de um projeto consistem em toda e qualquer alteração dos fluxos futuros de caixa da empresa que sejam consequência direta da realização do projeto (ROSS et al, 1998, p. 186).
PASSO 2 -
A logística é a área de gestão responsavel por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. Fundamentalmente a logística possui uma visão organizacional holística, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde existia movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações.
Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals - “Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e economico de matérias-primas, materiais semiacabados e