ATPS Literatura Infantil
Disciplina: Literatura Infantil
Universidade Anhanguera-Leme
Curso: Pedagogia
Disciplina: Literatura Infantil
Débora Montan
Joyce Cristina de Brito Gonçalves
Jucilene Ap. Britner O. Camargo
Maria Edilania Monteiro Ferreira
Vanessa Ferreira Caires
RA: 6959466043
RA: 7138515922
RA: 4158238641
RA: 7129517451
RA: 6942011688
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Professor de Ensino à Distância (EAD)
Nome: Caio Mira
Tutora à Distância/Presencial: Priscila Malachias Barros
Leme/SP
2015
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar os fatores mais relevantes da Literatura Infantil, que auxilia a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de maneira prazerosa e significativa.
Será discutido o capítulo “A literatura infantil e seus caminhos” do PLT, com os apontamentos da importância da ilustração de livros literários infantis.
Iremos mergulhar em algumas histórias infantis analisando a importância que as mesmas despertam nos alunos, como o prazer pela leitura, estimulando a imaginação e a sensibilidade.
Refletiremos sobre as diferenças entre as obras inovadoras e as obras continuadoras. Analisando o conto clássico da Literatura Infantil “Chapeuzinho Vermelho” e a fábula “A Cigarra e a Formiga” em suas versões originais e outras adaptações, elencando as diferenças apresentadas entre as duas versões.
Entenderemos a matéria literária e seus fatores estruturantes. A invenção transformada em palavras é chamada de matéria literária. E esta é o corpo verbal que constitui a obra literária, desde as ideias em germinação até a elaboração da matéria (narrativa, poética ou dramática), são os recursos estruturais ou estilísticos, os processos de composição. É, pois, da arte do autor em inventar ou manipular esses processos e recursos que resulta na matéria literária, com a reflexão do capítulo do PLT
“Da teoria à análise do texto”.
Recontaremos a história clássica “Os três porquinhos” escolhida pelo grupo.
“A