ATPS LINGUAGEM TEXTO CONTRA
674 palavras
3 páginas
Abordaremos em nosso texto quatro argumentos contrários a união homoafetiva: 1º legalidade . Vivemos em uma sociedade evoluída, regida por leis formuladas pelos representantes da maioria, por aqueles que expressam a vontade do povo, este é o princípio da democracia , retratado em nossa constituição através do parágrafo único de seu artigo primeiro que diz o seguinte : “ Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição “. Sendo assim, todos nós devemos nos submeter e respeitar o império das leis independente de predileções e preferências pessoais para alcançarmos o bem estar social. Devido a isso refletiremos agora sobre a contrariedade do casamento homo afetivo com as regras legais impostas pelo poder democrático : -Constituição Federal de 1988 artigo 226 "A família, base da sociedade tem especial proteção do Estado. §3º- Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento. "
-Já o nosso Código Civil diz o seguinte :
“ Do casamento
Capítulo I
Disposições gerais
Art. 1514. O casamento se realiza no momento em que o homem e a mulher manifestam, perante o juiz, a sua vontade de estabelecer vinculo conjugal, e o juiz os declara casados .
Capítulo II
Da capacidade para o casamento
Art. 1517. O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorização de ambos os pais, ou de seus representantes legais , enquanto não atingida a maioridade civil.
Capítulo IX
Da eficácia do casamento Art. 1565. Pelo casamento, homem e mulher assumem mutuamente a condição de consortes, companheiros e responsáveis pelos encargos da família. “ Como vimos nosso ordenamento jurídico ao mencionar homem e mulher apenas reconhece como válido e eficaz o casamento entre nubentes de sexos opostos . Sendo assim, se aceitarmos e reconhecermos a união de pessoas do mesmo sexo estaremos