Atps libras
A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a Língua usada pela comunidade surda no território brasileiro. É uma Língua visual-espacial. Que surgiu através da própria comunicação entre os surdos. O primeiro registro de educação de surdos no Brasil é de 1855, trazida pelo Professor francês Eduard Huet, convidado por D. Pedro II para vir ao Brasil, para educá-los, inaugurando no Rio de Janeiro a primeira escola para surdos, o Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), utilizando a LIBRAS. A Língua de Sinais é muito importante para o individuo surdo para o seu desenvolvimento linguístico, cognitivo, social, afetivo e acadêmico. A Língua como a base da Cognição. Dando a possibilidade de transmitir seus pensamentos, desejos, sentimentos e opiniões. Uma Língua aonde tudo pode ser transmitido.
A SURDEZ EM SEU ASPECTO MÉDICO
Definição de Deficiência Auditiva
A deficiência auditiva, trivialmente conhecida como surdez, consiste na perda parcial ou total da capacidade de ouvir. É considerado surdo todo o individuo cuja audição não é funcional no dia-a-dia, e considerado parcialmente surdo todo aquele cuja capacidade de ouvir, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva. Por vezes, as pessoas confundem surdez com deficiência auditiva. Porém, estas duas noções não devem ser encaradas como sinônimos.
A surdez, sendo de origem congênita, é quando se nasce surdo, isto é, não se tem a capacidade de ouvir nenhum som. Por consequência, surge uma série de dificuldades na aquisição da linguagem, bem como no desenvolvimento da comunicação.
Por sua vez, a deficiência auditiva é um déficit adquirido, ou seja, é quando se nasce com uma audição perfeita e que, devido a lesões ou doenças, a perde. Nestas situações, na maior parte dos casos, a pessoa já aprendeu a se comunicar oralmente. Porém, ao adquirir esta deficiência, vai ter de aprender a se comunicar de outra forma. Em certos casos, pode-se recorrer ao uso de aparelhos auditivos ou a