ATPS Leitura e Produção de textos
Este trabalho refere-se aos estudos relacionados à importância da leitura e produção de textos para os alunos do curso de Letras, pois é de grande relevância que se compreenda a melhor maneira de aproveitar o que a leitura tem para oferecer em relação à escrita, pois é lendo que se aprende a escrever. A leitura é o caminho para ampliação da percepção do mundo à nossa volta quanto mais um aluno ler mais integrado com seu meio ele estará. Jornais, livros e revistas são algumas das diversas formas de leitura,
O que é leitura? O que é ler? Ler é resgatar uma experiência vivida? A leitura muda nosso ponto de vista? O que a leitura tem a ver com a visão de mundo? E com a nossa história?
Na verdade, a leitura pode estar relacionada a todas estas questões. A leitura é o próprio ato de ver por meio da escrita. A leitura é uma experiência cotidiana e pessoal representativa para cada pessoa. Por meio da leitura e de nossa visão de mundo, conseguimos o domínio da palavra. Por meio da palavra, trocamos ideias e conhecimentos, sendo possível entender o mundo que nos cerca. Com o domínio da palavra, nós nos transformamos e, ao nos transformar, nos é permitido construir um mundo melhor.
Ler é estar conectado com a leitura do outro, é receber e enviar informações, é entender que sem o outro o seu ponto de vista é só um ponto de vista. Por tudo isso, é fundamental que o educador tenha sensibilidade para perceber as dificuldades dos educandos e intervenha de maneira satisfatória levando-os à construção da leitura.
Este trabalho irá entender e exemplificar algumas formas mais práticas e prazerosas para motivar a leitura.
Veremos que a leitura é a construção de sentidos decorrentes da interação emissor/receptor. Assim, enfatiza-se ao leitor que é fundamental para uma leitura eficaz o entendimento do texto.
É o leitor que lê e entende o texto utilizando seu conhecimento de mundo e seu conhecimento de interpretação de texto para construir uma interpretação sobre o