ATPS Leitura e Produção de Texto
Concepção de Leitura
Sabemos que a leitura é muito importante na construção do conhecimento, na formação de crianças e adolescentes. Saber ler não é apenas ler e sim compreender. Durante a leitura de uma mensagem escrita, o leitor deve raciocinar e inferir de forma contínua, captando significados que não aparecem diretamente no texto.
Ler, significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, que certas respostas podem ser encontradas na escrita, poder ter acesso a essa escrita e construir uma resposta que integra parte das novas informações que se complementam.
Sabemos que existem três concepções de leitura, Foco no autor, Foco no texto e Foco na interação autor-texto-leitor.
Foco no autor: Nessa concepção a leitura é entendida como atividade de captação das ideias o autor, sem levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, a interação autor-texto-leitor com propósito constituídos sociocognitivo- interacionalmente. O foco de atenção é, pois, o autor e suas intenções, e o sentido está centrado no autor, bastando tão somente ao leitor captar essas intenções.
Foco no texto: A leitura é uma atividade que exige do leitor o foco no texto, em sua linearidade, uma vez que “tudo está dito no dito”. Se na concepção anterior, ao leitor cabia o reconhecimento das intenções do autor, nesta concepção, cabe-lhe o reconhecimento do texto. Em ambas, porém, o leitor é caracterizado por realizar uma atividade de reconhecimento, de reprodução.
Foco na interação autor-texto-leitor: Nesta concepção a leitura é, pois, uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos, que se realiza evidentemente com base nos elementos linguísticos presentes na superfície textual e na sua forma de organização, mas requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes no interior do evento comunicativo.
Estratégias de leituras
Estratégias de leitura são ações mentais que potencializam a compreensão dos textos escritos. O