Atps leitura e producao
De forma geral, entende-se por leitura, a capacidade de decifrar um conjunto de símbolos, neste caso letras agrupadas para a exibição de uma ideia. Porém a simples decodificação desses símbolos não pode ser considerada leitura, pois para tal é necessária a interpretação e a compreensão das ideias expostas, criando entre o autor e o leitor uma interação.
O habito de ler é de extrema importância para que se desenvolva o raciocínio, senso crítico e a capacidade de interação.
O prazer da leitura deve ser despertado logo na infância. Ler faz parte da formação cultural de cada indivíduo. A leitura estimula a imaginação, proporciona a descoberta de diferentes hábitos e culturas, amplia o conhecimento e enriquece o vocabulário.
ESTRATÉGIA DE LEITURA:
São mecanismos criados para facilitar a leitura e a compreensão dos textos. Dentre esses podemos citar:
Leitura em voz alta – enquanto lê em voz alta, a concentração é facilitada, já que a leitura silenciosa pode sofrer interferências de pensamentos alheios ao assunto tratado no texto.
Exposição de pensamentos – é quando o leitor expõe, verbaliza o que está pensando a respeito do que lê. Esta prática desperta o interesse da pessoa por aquela leitura sem que perceba.
Identificação dos fatores chaves – o ledor identifica os elementos mais importantes da narrativa: os verbos, as personagens, as características e qualidades principais. Qual o objetivo do texto? E para qual tipo de leitor? Qual o posicionamento do autor: a favor ou contra? Perguntas como estas são feitas e respondidas pelo próprio leitor depois de analisadas novamente no texto.
Representação visual dos acontecimentos – à medida que lê, o indivíduo faz reproduções mentais acerca dos fatos. Dessa forma, o conteúdo é internalizado através das imagens obtidas através da leitura.
Antecipação das informações – diz respeito ao conhecimento prévio que o leitor possui a respeito do que lê. Assim, enquanto faz a leitura