ATPS Internacional ETAPA I II III E IV 4
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTERNACIONAL
PROFESSOR: JOSÉ ATHADEU
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
BELO HORIZONTE
2015
INTRODUÇÃO
O trabalho desenvolvido ao longo da disciplina de contabilidade internacional visa proporcionar ao aluno um conhecimento tácito sobre as
Normas Internacionais e a sua devida aplicação.
Na Etapa 1 será abordado o IAS 1 e as formas de apresentação das demonstrações financeiras, além disso constam também tópicos sobre o IAS 8 referente a políticas contábeis e por fim o IAS 10 relativo a eventos subsequentes. O trabalho é constituído também de análises do IAS 2 referente aos estoques e a divulgação das operações com partes relacionadas.
A etapa 3 trata de questões muito relevantes, como a contabilização do
Arrendamento Mercantil e reconhecimento da receitas, registrados no IAS 17 e
18. O balanço patrimonial e DRE serão alterados, e função do registro contábil de fatos contábeis que não haviam sido contabilizados anteriormente, como o arrendamento financeiro, aquisição de ativo por intermédio de empréstimos contratados e ajuste de imobilizados a valor justo.
Em suma, os temas abordados e as IFRS estudadas, serão de grande valia e aprendizado, uma vez que atualmente a contabilidade deve ser feita com base nas Normas Internacionais de Contabilidade.
1
ETAPA I
AULA TEMA: Estrutura Conceitual; IAS1 – Apresentação das DF, IAS8 –
Políticas Contábeis e IAS10 – Eventos subsequentes.
As demonstrações contábeis são fundamentais para a análise da situação econômica de uma instituição. Tais demonstrações devem ser elaboradas por um profissional habilitado e dentro de normas para que o conjunto de informações seja demonstrado com clareza e de forma padronizada. Para que isso fosse possível, foram criadas diversas normas, pelo
IFRS, conhecidas como IAS, para proporcionar a harmonização das demonstrações contábeis.
Paralelo
às
normas,
temos
o
Comitê
de
Pronunciamentos Contábeis,