atps indicadores sociais
Anhanguera Educacional - UNIDERPCurso- Serviço Social, 6º semestreDisciplina – Tratamento da Informação e Indicadores Sociais Tutor EAD –Tutor Presencial- Elsa Alunas: Fernanda, Aline de Moura Cleide Castro, Luzimar, Brasilia- PI, 17 de Setembro de 2014.
Introdução.
O presente trabalho visa demostrar a importância da construção e avaliação das pesquisas, programas e projetos sociais, aplicados a partir dos recursos disponíveis nas políticas públicas. Assim como apresentar a construção e o desenvolvimento de instrumentos para monitoramento de programas, na forma de indicadores sociais, índices, estatísticas, ou sistemas para monitoramento de atividades que será abordado no decorrer deste estudo. Sem esquecer que os indicadores devem estar no centro do debate público, envolvendo os fatores políticos, pesquisadores e também os formadores de opiniões.
Palavra-chave: Política Pública, Indicador Social.
Desenvolvimento.
MORTALIDADE INFANTIL NO BRASIL
A taxa de mortalidade infantil (TMI) é reconhecida não só como indicador das condições de saúde da população menor de um ano, mas também como a variável que melhor reflete as condições gerais de vida, sendo considerada síntese da qualidade de vida e do nível de desenvolvimento de uma população. Os fatores de risco para a mortalidade infantil são divididos em três grupos: fatores biológicos, sociais e relacionados à assistência médica. Entre os fatores de risco biológicos estão:
Idade materna; Paridade;
Estatura;
Peso antes da gravidez;
Ganho ponderal durante a gestação;
Doença materna (diabetes, hipertensão);
Intervalo entre os nascimentos e perdas perinatais prévias;
Peso ao nascer e duração da gestação.