ATPS História da Educação - 3º Semestre - Pedagogia
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
GENEVA PEREIRA MOURA DA SILVA RA 6582334534
LUZINETE COSTA DOS SANTOS RA 7701628649 MARIA DO SOCORRO DE O.PINTO RA 7160515252
MEIRE MORAES DA SILVA JERONYMO RA 6748356621 REGINA GIDZINSKI SOARES RA 6397237365
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERSIONADAS
PROFESSORA: SILVIA M. C.K.
Osasco, SP 10/04/14.
SUMÁRIO
ETAPA 1: MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
O ser humano é um indivíduo em processo contínuo de construção e maturação, assim, concebido socialmente através do tempo. Sua evolução histórica e o estudo desta é fundamental para a compreensão do presente que quando relacionados adequadamente — passado e presente — são elementos especialmente importantes para sugerir novos cenários sociais. Enquanto que o contrário disto, ou seja, apenas a disposição de dados históricos ou seu estudo fragmentado e propositalmente negligenciado torna a história da humanidade parcialmente anulada, em que grande parte das vivências e experiências ficam alheias ao estudo da história.
É verdade que a história de cada grupo claramente será diferente uma da outra, pois dependem de dimensões como o espaço e o tempo no momento de seus acontecimentos, para fazer valer a história deve caber ainda uma sensibilidade e contribuição subjetiva dos fatos que ao longo do tempo têm sido descartadas por objetivos mais obscuros fundamentados na racionalidade instrumental.
Nesse sentido é que a construção do saber acadêmico deve ser questionado quanto à sua importância na contribuição para as práticas educacionais na sociedade. Isto porque, a articulação do ensino da história aparentemente desvincula as experiências vividas por um povo àquilo que é documentado, o que resulta na perda do significado real dessa ciência. Por vezes, a trajetória das minorias, das diferenças e daqueles