Atps gestão
INTRODUÇÃO
Dadas as novas dinâmicas e exigências do mercado de trabalho, onde diagnosticou-se depois de muito tempo que o capital humano e intelectual das Organizações são o seu principal ativo circulante, dar-se aí a importância do profissional de Rh ou como comumente chamamos atualmente, analista de desenvolvimento humano ou de carreira.
É notório que, o setor de administração de pessoal está vinculado a práticas pragmáticas e extremamente mecânicas das rotinas de pessoal, em contrapartida afirmamos a importância ímpar deste setor e de seus colaboradores que têm de ser altamente competente, dinâmico, e conhecedor de todas as rotinas pertinentes a área, alem do conhecimento geral e específico de todo o Rh.
O Departamento de Pessoal possui todas as informações acerca dos colaboradores, suas competências, habilidades e atitudes, pontos a serem trabalhados e/ou intensificados, os quais norteiam o profissional de desenvolvimento humano a trabalhar o individuo no âmbito emocional, pessoal e profissional visando o tipo de treinamento e o alocando no setor adequado.
Os departamentos de gestão de pessoas e conseqüentemente os gestores de Rh tornaram-se peças fundamenteis na quebra dessas práticas tidas como arcaicas e metódicas, não agregam, não engajam, não desenvolvem, não aprimoram e não eleva os profissionais e/ou colaboradores a realmente tornarem-se parte do corpo organizacional no nível estratégico.
Apesar das rotinas que observamos em algumas empresas que fundamentam o seu setor de Rh e o atrelam a departamento de pessoal, acreditamos que ambos são casados, mas absolutamente distintos. Desenvolver pessoas torna as Organizações estratégicas, dinâmicas e competitivas, trabalhar não somente as competências, mas vislumbrar e desenvolver comportamentos e atitudes que contribuam para o crescimento