atps gestão escolar
PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE
Fabiano Leoterio Maia RA: 2330440443
Kélvia Lopes de Borba RA: 2326393532
Michelly Dias dos Santos RA: 2315323958
Mara Lúcia Alves Cardoso RA: 2321385821
Sayara Moreira de Araújo RA: 2321385669
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Atividade Prática Supervisionada da Disciplina de Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera-Uniderp, sob a orientação da Professora Ead – Ana Cristina Silvano.
Brasília/DF
2014INTRODUÇÃO
Este trabalho visa mostrar a educação não-formal e o seu objetivo principal, ela é pensada em termos coletivos, se dá por meio da prática social. A educação não-formal caracteriza-se por não ter a importar em desenvolver um currículo predefinido, que se faz principalmente baseado em desejos, necessidades e interesses das pessoas que constituem os grupos envolvidos em ações e práticas desse campo educacional. As propostas da educação não-formal têm como objetivo central enriquecer a biografia dos indivíduos, ampliando a gama de vivências e experiências formativas de crianças, jovens, adultos e idosos. Nela destaca-se o encontro de gerações, a mistura de idades, a não obrigatoriedade de frequência e a ocorrência de ações e experiências em espaços e tempos mais flexíveis, não restritos ou fixados por órgãos reguladores.
A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Ela designa em um processo com diversas dimensões, que correspondem a suas áreas de abrangência, que são:
a) a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos;
b) a capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e/ou desenvolvimento de potencialidades;
c) a aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem com objetivos