ATPS GESTÃO DA QUALIDADE
Muitas empresas pensam que ao implantar um sistema de gestão tudo vai se tornar complicado, burocrático e difícil de trabalhar. Na verdade esse é um mito muito comum, porém devemos estar cientes que qualquer sistema de gestão requer algum tipo de adaptação, seja ele em relação à Qualidade, ou a qualquer outro assunto, pois eles geram mudanças para obter os resultados esperados.
É notável que conseguir uma certificação como a ISO 9001:2008 não é nada fácil, afinal, implica em processos, cultura e métodos, mas hoje a gente já vê que a Gestão da Qualidade está cada vez mais se popularizando entre empresas de pequeno e médio porte de diversos segmentos, posicionando-as como fator importante de sobrevivência e competitividade das organizações, o que tira aquela impressão de que ela é inalcançável, ou só aplicável para grandes empresas.
Se não é fácil implantar e/ou manter um Sistema de Gestão da Qualidade, complica ainda mais quando cresce o número de processos, não conformidades, documentos, auditorias, planos de ações, indicadores, entre outros. O crescimento desses fatores não é necessariamente ruim, na verdade indica que você está conseguindo pontuar o que está acontecendo, o que complica nisso tudo é manter o controle, pois sem controle não há Gestão da Qualidade.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO03 1 – CONCEITO FUNDAMENTAL DA GESTÃO DA QUALIDADE · 05
2 – GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL (TQM) 17
3 – CICLO PDCA19
4 – FERRAMENTAS DA QUALIDADE19
5- PROCESSO DE MELHORIA CONTINUA NA GESTÃO DA QUALIDADE21
CONCLUSÃO 26
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 27
CONCEITOS FUNDAMENTAIS DA GESTÃO DE QUALIDADE
A gestão da qualidade pode ser definida como sendo qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização no