atps gestao do conhecimento
Na atual sociedade da informação, as ideias inovadoras tornaram-se importantes fontes de produtividade e qualidade, essenciais para a vantagem competitiva no mundo dos negócios. O desafio, no entanto, é identificar suas origens e como utilizá-las de forma inteligente nas estratégias empresariais. Moura (1996) afirma que “o sucesso de qualquer organização passa pelo domínio e utilização do conhecimento necessário ao seu negócio.” A seguir a definição de conhecimento por Valentim (2003):
Embora o ”conhecer” ainda seja uma das maiores incógnitas da trajetória do homem em função da hipercomplexidade da máquina humana (cérebro) e do obscurantismo dos processos cognitivos, o conhecimento – visto sob a perspectiva da organização – pode ser entendido como um ativo, que apesar de intangível - dado ao seu caráter inamovível e desvinculável do homem –, tem possibilidade de ser redimensionado, estendido e traduzido para a realidade da organização sob a forma de decisões, ações estratégicas, novos produtos e processos.
A partir dessa definição, entendemos que Gestão do Conhecimento age no conhecimento tácito, absorvendo as informações internas e transformando em conhecimento explícito. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.
Para Santiago (2004) “informação e seu adequado gerenciamento são fatores críticos de sucesso (...), por ser utilizada para geração de conhecimento. A informação é a base do conhecimento, e o uso deste é uma condição necessária para o sucesso da empresa.”
Gestão do Conhecimento é uma forma de gerenciar, administrar o conhecimento dentro de uma Organização.
Hirotaka Takeuchi e Ikujiro Nonaka (2008) em sua obra Gestão do Conhecimento definem conhecimento explícito e tácito como:
“O conhecimento explícito pode ser expresso em palavras, números