ATPS GESTAO DE PROJETOS
Dos projetos e processos: Os processos existem desde os egípcios, e foram se aperfeiçoando com o passar do tempo, durante a revolução industrial ficou mais destacado a importância de novos processos e de como gerir, os projetos segundo Valeriano “Um projeto pode ser definido como um empreendimento com objetivo identificável, o qual consome recursos e opera sob condições de prazo, custo e qualidade”.
De um Gerente de projetos: O profissional de gerenciamento de projetos necessita do aprendizado de conceitos básicos, técnicas e ferramentas de gerenciamento bem como sua pratica. As atribuições de gerente de projetos já existiam com outras denominações; líder de projeto, coordenador, gerente de equipe ou de área, o papel de gerente de projetos surge para desempenhar as mesmas funções com a diferença de ter um maior de decisão e autonomia.
Dos cinco grupos de processos que compõem o ciclo de vida de um projeto: O processo de gerenciar um projeto compreende em cinco processos interligados: Planejamento, Organização, Execução, Controle e Encerramento. Os processos do grupo de iniciação são responsáveis por reconhecer, através de autorização, que um projeto ou fase deve começar e se comprometer que seja feita a sua execução. Os processos do grupo de planejamento são responsáveis por definir e refinar os objetivos e seleção das melhores alternativas de ação para alcançar os objetivos que o projeto se comprometeu em atender. Os processos do grupo de execução são responsáveis por coordenar pessoas e ouros recursos implementando o plano do projeto elaborado, os processos do grupo de controle são responsáveis por assegurar que os objetivos do projeto estão sendo atingido através