Atps gestao da qualidade
O presente trabalho busca ampliar os conhecimentos de Gestão da Qualidade pesquisando os conceitos relacionados com o ciclo PDCA e sua aplicação. Buscando este objetivo adotou-se o método de pesquisa bibliográfica e estudos de caso sugeridos pelo próprio documento onde a proposta da ATPS está exposta e outras fontes.
Num primeiro instante serão analisados, histórico e conceitos do ciclo PDCA. Logo após a apreciação dos estudos de caso, será feita uma análise da importância da Ferramenta de Qualidade e do método PDCA e finalmente será apresentado um relato das conclusões tiradas ao longo da pesquisa.
HISTÓRICO
O ciclo PDCA tem sua origem no ciclo de Shewhart, Engenheiro americano que aplicou conceitos estatísticos ao controle de qualidade, no entanto a bagagem histórica que antecede o ciclo PDCA tem mais de 300 anos com início nas indagações de Copérnico, Kepler, Telésio e Da Vinci que buscavam construir conhecimentos válidos diferentes dos dogmas instituídos pela Igreja Católica acerca do mundo físico. Nessa época, conhecida como a revolução científica, Galileu Galilei estabeleceu a primeira sequência de passos para a construção de conhecimentos válidos composta pela observação, análise, indução, verificação, generalização e confirmação.
Mais adiante, Moen e Norman relatam que no início do século XX as organizações já conheciam os três processos de produção em massa: especificação, produção e inspeção (plan-do-see). Nesse período esse processo era entendido como um sistema linear com começo, meio e fim. Pouco tempo depois, durante a década de 30, Shewhart propõe o modelo de produção de forma cíclica ao invés de uma forma reta, pois os três passos constituem um processo científico dinâmico de aquisição de conhecimento. Essa pequena modificação passou a aproveitar o feedback ao final do ciclo para o planejamento das estratégias futuras.
A introdução do primeiro ciclo de Shewhart (plan-do-see) no Japão foi muito bem aceita, mas logo vieram