ATPS Gest o do SUAS completa
SERVIÇO SOCIAL 5º PERÍODO
DISCIPLINA: GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
PROFª: MA. EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA
CLÉA LOPES DE OLIVEIRA SOUZA
RA: 6788430448
ISABELLE PEREIRA DE SOUZA
RA: 6942011348
KREISSE TERESINHA SOARES
RA: 6928424399
MICHELLE MENEZES E SILVA
RA: 6750358963
NATÁLIA ALVES PEREIRA DA SILVA
RA: 6942011390
RUBENS BARBOSA
RA: 6582324853
Niterói, Maio de 2015
INTRODUÇÃO:
•
A abordagem da presente pesquisa se deu no âmbito qualitativo, desenvolvida com base em pesquisa bibliográfica, e quanto ao seu objetivo, apresenta-se num caráter exploratório. Buscou-se elaborar a trajetória histórica das políticas sociais públicas a partir das mudanças da legislação.
Relembrando desde os primórdios do Serviço Social no início do séc.XX, que era visto como filantropia e não era nem de longe reconhecido como profissão ,passando por 1988, ano em que foi promulgada a nova Constituição brasileira até os dias de hoje.
•
“Para reverter a lógica excludente que marcou o processo desenvolvimentista no país e instituir a lógica da inclusão social por meio do círculo virtuoso do crescimento: dimensão ética da defesa da vida, um desafio sem prazo para se extinguir.” Patrus Ananias.
A TRAJETÓRIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL COMO POLÍTICA DE
SEGURIDADE E A CONSOLIDAÇÃO DO SUAS
•
A trajetória do serviço social no Brasil começa com na industrialização, nas décadas de 20 e 30. Durante esse período, de crescimento rápido e desordenado, das grandes cidades a classe operária passa a viver em condições péssimas e o Estado começa a usar a política social como uma forma de fazer uma intervenção no crescimento populacional estava acontecendo.
•
As primeiras formas de assistência social foram feitas como uma filantropia. Dessa maneira o Estado buscava diminuir as tensões que aconteciam na época, pois a classe trabalhadora, que vivia em condições degradantes, passou a reivindicar seus direitos e o Estado precisava intervir.
•
Na