ATPS Gest o de Projetos
Administração
Disciplina: Gestão de Projetos
Gessineide Chaves Souza – 355794
Vanessa Fergutz Zandoná – 329748
Prof. da disciplina: Tarcisio Torres Silva
Brasília, 16 de Abril de 2015
Introdução
Muitas vezes comentamos que estamos desenvolvendo um projeto, primeiramente, um projeto é uma iniciativa que é única de alguma forma, seja no produto que gera, seja no cliente do projeto, na localização, nas pessoas envolvidas, ou em outro fator. Isto diferencia projetos de operações regulares de uma empresa – a produção em série de margarinas é uma operação da empresa, mas por outro lado, a criação de um móvel sob encomenda é um projeto.
O objetivo claro, que quando atingido, caracteriza o final do projeto. Isto faz com que o desenvolvimento de um novo negócio, por exemplo, possa não ser considerado um. Em segundo lugar, um projeto tem um fim bem definido, ou seja, tem um. Vamos nos ater a este segundo ponto um pouco mais. Imagine que você tenha uma ideia para um novo produto a ser lançado no mercado, e que você queira pleitear recursos para financiar o desenvolvimento deste negócio. Conterá informações sobre o produto em si, sobre as forças do mercado que agirão.
Para isso, você provavelmente irá desenvolver um plano de negócios, que sobre este negócio (clientes, concorrentes, fornecedores, etc.), irá fazer uma análise de Oportunidades e Ameaças, Pontos fortes e pontos fracos, apresentará planilhas financeiras, montará um plano de Marketing, irá mostrar o diferencial do seu produto e seu negócio, etc. Mas o conteúdo do documento em si não, uma vez que se trata de um negócio novo, e – salvo exceções – negócios são feitos para durar indefinidamente, não para terem um final em um determinado momento. É possível dizer que a criação deste documento completo é um projeto, dadas estas definições, façamos uma lista de exemplos de projetos:
A construção de uma casa é um projeto, o desenvolvimento de um software, a organização de um