ATPS GEST O DE MANUTEN O
Nesta época de rápidas mudanças as organizações devem estar sempre sondando por novos cenários, novos concorrentes, mudanças constantes nos requisitos, mudanças nas tendências dos negócios, tecnologias inovadoras, aumento da complexidade dos sistemas, exigências ambientais mais rigorosas, entre outros. Todos estes desafios devem ser enfrentados pela organização como um todo e com todos os recursos que possui, ou seja, ninguém e nenhuma função administrativa e produtiva podem ficar à margem ou indiferente, sem fazer o seu melhor esforço.
Dentro das funções administrativas e operacionais as mais relevantes são a produção e manutenção, já que ambas têm a missão de manter funcionando e melhorando a infra-estrutura produtiva da organização. Em conjunto têm que entregar os produtos ou serviços no tempo indicado, com a qualidade solicitada e a quantidade projetada. Em outras palavras se está falando de confiabilidade do sistema produtivo, disponibilidade dos equipamentos, alta mantenabilidade e segurança do pessoal e ambiente.
A gestão da manutenção deve ter por princípio ser um apoio efetivo para conseguir a excelência empresarial e contribuir com criatividade, flexibilidade, velocidade, cultura da mudança, competência e trabalho em equipe, ou seja, a função manutenção não pode caminhar de forma isolada do resto das funções da organização.
A função manutenção para cumprir de maneirasatisfatória o seu objetivo e se tornar competitiva deve adotar os princípios de administração contidos nos conceitos da gestão estratégica, desenvolver-se ao mesmo ritmo que as demais funções administrativas da organização e desta forma fornecer um serviço eficiente a seus clientes, que são os ativos da empresa. Deve ter uma visão, uma missão e uma abrangência bem definida, ou seja, o que a função manutenção quer ser no futuro dentro da organização, qual é a necessidade básica que a função pretende suprir e, finalmente, quais são as