ATPS Gerenciamento de Res duos S lidos e Meio Ambiente
Centro de Educação a Distância
Tecnologia em Gestão Hospitalar
Relatório final
Campo Grande - MS
2015
Relatório final
Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Meio Ambiente
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Campo Grande - MS
2015
1.0 Introdução
Junto com a globalização e todo o crescimento populacional, teve o gigantesco crescimento de resíduos em todo o mundo e com essa quantidade não é possível os sistemas naturais tenham a capacidade de depurar todos esses resíduos na velocidade necessária para evitar tragédias de impacto ambiental.
Esse crescimento desenfreado por conta da poluição do solo por resíduos sólidos trouxe uma preocupação para a sociedade e também para o poder legislativo federal que editou a Lei nº 12.305/10, instituindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que obriga as esferas estaduais e municipais a elaborarem planos para a destinação ambientalmente adequada para tais resíduos, além de outras disposições.
Este trabalho tem por finalidade, compreender os aspectos gerais sobre a responsabilidade civil pelos danos causados pela poluição e levantar as possibilidades de um gestor hospitalar intervir nesse processo.
2.0 Responsabilidade civil pelos danos causados pela poluição.
O desenvolvimento industrial vivenciado pelo mundo no decorrer do século XVI aumentou significativamente a demanda por matéria-prima, indispensável à indústria manufatureira. A princípio, acreditava-se que os recursos naturais eram inesgotáveis, de maneira que a exploração do meio ambiente era feita de modo predatório. Assim, florestas foram devastadas, espécies do mundo animal desapareceram.
Com o passar do tempo, a degradação ambiental começou a apresentar reflexos acentuados no bem estar das