ATPS Física I
Introdução
O Sara Suborbital consiste em uma plataforma suborbital de 350 kg que será lançada através de um veículo de sondagem VS- 40 a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (MA). Os experimentos embarcados no Sara Suborbital terão caráter científico ou tecnológico e serão acionados após a separação da plataforma do veículo lançador VS- 40, sendo que o satélite alcançará seu apogeu a cerca de 300 km de altitude.
O Subsistema Estrutural do veículo será responsável tanto pela resistência as cargas de vôo quanto pela proteção térmica nas fases mais críticas da missão, além do impacto com a água que ocorrerá no retorno do satélite em sua amerissagem a cerca de 100 km da cidade de Parnaíba (PI), onde será coordenada a operação de resgate e após a retirada dos experimentos a plataforma retornará para Alcântara.
Objetivo
O objetivo deste trabalho é realizar cálculos físicos envolvendo velocidades, distâncias e tempos, além da conversão de unidades de medidas a partir do estudo do projeto Sara Suborbital.
Materiais e Métodos
O projeto Sara Suborbital foi estudado pelo material contido na ATPS e em pesquisas de internet, sendo utilizados para a realização dos cálculos os métodos desenvolvidos em sala de aula.
Resultados e Discussões
Efetuando cálculos a partir das informações fornecidas pela ATPS foi possível chegar aos seguintes resultados:
- Etapa 1- Passo 1- Altura máxima 300 km = 984 252 pés;
- Passo 2- Distância de 100 km = 54 milhas náuticas;
- Passo 4- Velocidade média no trecho de 100 km, sendo 50 km a 300 km/h e 50 km a 400 km/h = 342,5 km/h;
- Etapa 2- Passo 1- Tempo gasto pelo avião P-95 para chegar ao ponto de amerissagem = 0,25 h;
Tempo gasto pelo helicóptero UH-1H-Iroquois = 0,50 h;
Diferença entre o tempo gasto pelo avião e pelo helicóptero = 0,25 h;
- Passo 2- Tempo