(Atps) funções da dança
A dança faz parte das chamadas atividades ou artes criativas, pois permitem que as pessoas aprendam pelas experiências do próprio corpo a agir livremente no espaço em que vivem, a interagir com as pessoas que as cercam. A dança prioriza não apenas uma ação pedagógica isolada, mas também uma educação motora consciente, global, visando a melhorar o comportamento do praticante, enquanto proporciona o resgate de valores culturais e aprimora o senso estético. A dança é uma atividade lúdica que proporciona prazer, além de desenvolvimento físico, emocional e intelectual. É um lazer de baixo custo, que ajuda a recuperação da autoestima.
Quem dança, adoece menos tendo uma maior imunidade referente à saúde. A dança é arte que qualquer um pode aprender e pode ser considerado também um enlevo do espírito e harmonia do corpo físico, e geralmente só dança quem está feliz fazendo por livre e espontânea vontade. Um exemplo que pode ser citado é o ensino da dança de salão para os jovens, que tem os efeitos de desviá-los das drogas, dos vícios e da ociosidade, além disso, torna-os mais sensíveis, mais educados e respeitadores do sexo oposto, tratando-o com cortesia e delicadeza. Dançar aproxima, une os casais e melhora a vida conjugal, tornando-os parceiros e cúmplices, mesmo assim, a dança de salão não é um fim em si mesmo, ela é a porta de entrada para o desenvolvimento de outras ações sociais, como a defesa do meio ambiente, com ensinamentos, por exemplo, de que não se deve jogar lixo nas vias públicas, que o patrimônio público tem que ser preservado por ser um bem comum e outros.
No entanto a dança pode ser praticada por todos independentemente de classes que eles vivem se são pobres ou ricos todos podem dançar, pois, a dança não requer grandes investimentos e as mensalidades cobradas pelas academias são pequenas para aqueles que podem pagar e já aqueles que não têm condições hoje em dia tem muitos lugares que fornecem o ensino da dança gratuitamente.