atps fundamentos
(área da limpeza)
Laudo Ergonômico
* Novembro de 2014*
OBJETIVO DESTE LAUDO
A presente análise ergonômica tem por objetivo a identificação das condições ergonômicas dos postos de trabalho dos trabalhadores da área de serviços gerais.
CONSIDERAÇÕES GERAIS
A ergonomia (gr.: Ergos = trabalho, Nomos = regras) é o estudo da engenharia humana com estabelecimento e aplicação de regras para planejar melhores condições para o trabalho humano.
Todos aqueles que dirigem pessoas em trabalhos, não podem, sob nenhum pretexto, esquecer que pessoas são seres humanos que têm de satisfazer numerosas necessidades para continuar vivos e com saúde. Por isto, todo este laudo e, principalmente, suas conclusões, foram feitas para obter um melhor ambiente de trabalho e um menor desgaste físico e psicológico, tendendo com isto, aumentar a satisfação dos operários, reduzir moléstias e afastamentos, contribuindo, assim, para com o aumento da produtividade da empresa.
Devemos ter em mente que os trabalhadores, sendo seres humanos, estão vivos e se cansam com o trabalho. Os seres humanos são constituídos de tecidos e sistemas de vida tais como: os sistemas nervoso, digestivo, genitourinário e os meios de relação com o meio ambiente. Para nosso gasto, neste trabalho, consideraremos principalmente os músculos, tendões, ossos, bolsas sinoviais, nervos e artérias. Cada um destes elementos está realizando seu trabalho particular no sentido de manter o todo (a pessoa) em pleno vigor e funcionamento.
Como todo o ser vivo, o trabalhador cansa ao desenvolver suas atividades. Sua musculatura, seus tendões, etc., se desenvolvem ou se atrofiam conforme trabalhem ou não (“A função faz o órgão”). A compreensão e aceitação deste fato nos conduzirá à compreensão de diversas doenças, desde aquelas doenças ocasionadas por atividades de realização de