ATPS Fundamentos II Trabalho Completo
Curso: Serviço Social
Disciplina: Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II
Susana da Silva Santos Mendes – RA – 415491
Suzana Ludwig Mendonça – RA 423329
Susana Angelita da Silva Mengue – RA 409137
Titulo: Atividades Práticas Supervisionadas
Professora: Ms Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Porto Alegre 11 de Abril de 2014.
Etapa 1
Movimento de Reconceituação do Serviço Social
O movimento de reconceituação procura identificar no Brasil suas origens, marcas e seus movimentos ligados a igreja católica.
Pressões, desigualdades sociais de classes constituem um processo de conservação e renovação no Serviço social.
Por ter suas origens vinculadas com a igreja católica as primeiras escolas são fundadas por grupos cristãos. Nas décadas de 50, 60 e começo de 70 através de cursos, projetos e seminários as escolas de Serviço social passaram a incluir nos currículos o ensino ao desenvolvimento de comunidade.
Grandes projetos começaram com a ajuda de órgãos públicos, mas com iniciativas ainda sendo da igreja católica continuando assim ainda muito ligado a mesma.
Primeiramente o projeto foi implantado nos países da America latina revelando uma realidade subdesenvolvida e precária de infra-estrutura necessitando a ajuda e intervenção do Serviço social.
Em 1964 houve o primeiro encontro de Assistente Social no Brasil, foi a primeira manifestação grupal de críticas ao serviço social, com estes movimentos vieram dois importantes documentos, Documento de Araxá e Teresópolis ajudando ao serviço social a se adequar as tendências políticas que a ditadura tornou dominante na época.
Na década de 60 para 70 o serviço social foi muito criticado tendo crises com desenvolvimento capitalista. Logo após cortou-se as amarras criando um serviço social que luta pela libertação nacional e transformação da estrutura capitalista. O movimento de Reconceituação muito importante graças a dedicação dos profissionais da