ATPS FUNDAMENTOS formatado
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
Professor tutor (a) à distância: Ana Claudia Palmeira
Campina, 17 de Abril 2013.
Introdução:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a pratica do Serviço Social em suas praticas de reconceituação e mudanças ocorridas durante o passar dos tempos, seus avanços adquiridos através dos diversos Seminários ocorridos no Brasil. Os encontros de Araxá, Teresópolis, Sumaré RJ e o I Seminário Latino Americano de Serviço Social de 1965, elevam a pratica do Serviço Social, onde se começa a enxergar a realidade dentro de um novo prisma, uma nova visão que busca compreender melhor as dificuldades e apontar para a real necessidade dos problemas levantados.
O movimento de reconceituação buscou romper com o movimento histórico tradicional promovendo amplo debate critico sobre a profissão, admitindo a importância da pesquisa cientifica.
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológico do Serviço Social - II
A história do Serviço Social se constitui num processo que articula conservação e renovação. O movimento de reconceituação é movido pelas pressões sociais e mobilização dos setores populares, historicamente marcado pelas desigualdades de classes e das questões sociais em face ao acumulo do capitalismo. Encontrando-se o Serviço Social reconceituado, irá se propor atuar sobre as causas, revolucionariamente sobre o sistema.
O Serviço Social brasileiro procurou apropriar-se da metodologia de trabalho americano, e introduziu nos currículos das escolas o Serviço Social de caso, de grupo, organização social da comunidade, Serviço Social de comunidade, posteriormente desenvolvimento de comunidade.
Os primeiros passos para o movimento de reconceituação foram movidos pelos impactos das teorias e tentativas de prática desenvolvimentista.
No Brasil o encontro regional de escolas de Serviço Social do