ATPS FUND III FINAL
Este trabalho dispõe sobre a importância do Serviço Social e o mercado de trabalho do assistente social nos dia de hoje, por meio de pesquisas e reflexões.
Relaciona o Serviço Social a conceitos historicamente a ele relacionados, como filantropia e assistencialismo.
Também dimensiona em que áreas o profissional do Serviço Social está inserido no mercado de trabalho, suas demandas, atribuições e objetivos.
Palavras-chave: Serviço Social. Filantropia. Assistencialismo. Mercado de trabalho.
Introdução
O Assistente Social é um profissional que tem como objeto de trabalho, a questão social em suas diversas expressões, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio das políticas sociais, públicas e empresarias de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. O surgimento e desenvolvimento do Serviço Social como profissão é resultado das demandas da sociedade capitalista e da urbanização. Ascendeu dos conceitos de filantropia e assistencialismo, que se caracterizavam apenas pela benevolência, pela caridade, mas que hoje, atua nos diversos segmentos de trabalho da sociedade, nos setores públicos, privados, e Organizações não Governamentais.
Sendo seu exercício de suma importância no enfrentamento das questões sociais, com foco numa sociedade mais justa e igualitária em relação aos direitos sociais.
A importância do Profissional do Serviço Social na atualidade e seu mercado de trabalho.
O Assistente Social possuiu na atualidade as experiências que outros profissionais, das áreas que absorvem ao longo dos anos, nos dias de hoje a sua atuação profissional é modificada colocando-se em conta a necessidade, das exigências e das contradições da sociedade capitalista, entretanto, nem sempre foi assim o Serviço Social era basicamente influenciado pela igreja católica. O Assistente Social tem