ATPS FREDIANA 3 E 4
2996 palavras
12 páginas
CURSO PEDAGOGIATURMA 5º. SEMESTRE
Daniela Silva de Quadros RA 3715662832
Eluciene Emilia Ferreira Barbosa RA 3730689610
Everli Rodrigues de Araújo RA 4251832568
Jean Carlos G. S. Costa RA 4251861705
Luciane Franqueira RA 4211795923
Milena C. Sant’Anna de Moraes RA 5667145587
Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera de Sorocaba, como exigência parcial da disciplina “Organização e Metodologia do Ensino Fundamental”, do 5º. Semestre do Curso de Pedagogia, sob a orientação da Profª Frediana Vezzaro de Medeiros.
Sorocaba/ SP
Junho/ 2014
ETAPA 3
Aula-tema: Ações básicas para o primeiro ano do Ensino Fundamental: atividades, desenho e escrita, literatura infantil, oralidade. Considerações sobre a alfabetização no Ensino Fundamental.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E APRENDIZAGEM DA LEITURA ESCRITA
Baseado em pesquisas realizadas no campo da História, da Sociologia e Antropologia, podemos dizer que a infância deixou de ser somente uma fase da vida adulta e passou a ser reconhecida como uma das principais fases da vida humana. Nas primeiras décadas do século XX a psicologia descobre que a infância é mais do que um fenômeno histórico e sim um fenômeno relacionado a vivencia cronológica.
Piaget um excelente teórico da psicogênese, que tinha como objetivo de estudar os comportamentos infantis e investigar a compreensão do conhecimento na sua gênese e no seu processo de construção, da inteligência humana, bem como os avanços cognitivos de cada indivíduo. Para ele a criança tem autonomia para construir seu mundo através de algumas propriedades lógicas, embora do outro lado acreditavam que a infância era um universo isolado, como se crianças e adultos não pertencesse a mesma cultura.
Segundo Gouvea (2000), as contribuições teóricas estruturaram a escola moderna ocidental a partir de modelos pedagógicos distintos entre o universo adulto e infantil, a partir de quais informações e qual cultura as crianças poderiam ou deveriam