Atps frango de corte
Particularidades fisiológicas de frango de corte em sua primeira semana de vida Nas primeiras semanas de vida das aves, ocorrem importantes mudanças fisiológicas, metabólicas e anatômicas. Estas alterações significativas sugerem práticas nutricionais e de manejo diferenciadas. O peso do pintinho aumenta durante os 5 primeiros dias de vida, sendo o ganho de peso, após o nascimento, de 20% nas primeiras 48 horas, período onde é aumentado o cosumo de ração. Com 2 dias de vida, ele consome 10g de ração e com 7 dias já consome algo em torno de 35g. Incubação e Temperatura A perda de peso do ovo durante a incubação é determinada pela perda de vapor de água e outros gases que, por sua vez, são influentes pela porosidade da casca, umidade e temperatura da incubadora, resultando num crescimento embrionário lento e com períodos de incubação mais longos. Para manter-se a qualidade dos pintinhos, a temperatura na superfície do ovo deve ser de, no máximo, 38,3ºC.
Período de jejum dentro e fora do nascedouro A eclosão dos pintinhos de corte ocorre dentro de um intervalo de tempo variando de 480 a 510 horas.
O tempo entre a eclosão e o alojamento depende do tempo gasto em procedimentos como a sexagem e a vacinação ou até mesmo da distância do incubatório.
Sexagem na produção de frango de corte
Um dos avanços de hoje é a possibilidade de separação por sexo com facilidade. Esse modo de criar machos separados de fêmeas é vantajoso, pois oferece frangos uniformes para o abate, melhor manejo e utilização das intalações e rações específicas para cada sexo.
Aos 15 dias de idade as fêmeas têm mais necessidades nutricionais do que os machos, completando seu desenvolvimento em tempo menor que o dos machos e sendo abatidas antes.
Sistemas de criação
Extensiva: onde os frangos são criados em liberdade e podem debicar e esgravatar em volta da casa em busca de comida;
Sistema semi-intensivo: também conhecido como produção pátio de quintal, onde o número de