atps forma o economica e politica do brasil ok
DESCIPLINA: Formação Social, Econômica e Política do Brasil
PROFESSOR: Ms. Maria Clotilde Bastos
ALUNOS: Eliete Angelino de Carvalho RA: 438645
Jessika Soares santos RA: 439609
Luciana Licia soares Moreira dos Santos RA: 439325
Sobradinho 29 de setembro de 2013
BRASIL COLONIAL
Sabe-se que a chegada da família real trouxe vários benefícios a colônia portuguesa desde o aspecto econômico com a abertura dos portos a nação amiga ao aspecto cultural com a vinda de missão artística francesa. Antes deste acontecimento a colônias se restringia ao pacto colonial, a qual a colônia só poderia comercializar e comprar com a sua metrópole (Portugal). A sociedade colonial com o sistema do plantation (monocultor, agroexportador, latifundiário, escravista) influenciou na economia e principalmente no modelo social marcado por uma grande desigualdade e castigos desumanos para a manutenção do trabalho escravo.
Entre 1816 e 1834, Jean-Baptiste Debret pintor francês percorreu o Brasil colônia, retratando sua paisagem e seus habitantes. Debret era dono de um olhar muito aguçado e quase antropológico e se ocupou de registrar informações visuais e escritas sobre indígenas, negros (libertos ou cativos) e brancos de diferentes classes sociais chamado de “a alma da missão artística francesa” produziu uma coleção composta por três volumes com o total de 150 ilustrações que retrata a sociedade.
Os negros sempre lutaram contra a escravidão. Algumas práticas adotadas eram as fugas, a queima de plantações, os atentados a feitores e a senhores e até mesmo a morte de recém-nascidos e suicídio. Mas a mais expressiva foi à organização dos quilombos, comunidades autossuficientes formadas Por escravos fugidos. EXECUÇÃO DO CASTIGO NO AÇOITE
http://imagenshistoricas.blogspot.com.br/2009/08/escravos.html Acesso dia 12/09/13
Na tela