atps fisica
1 INTRODUÇÃO
O tópico de segurança em laboratório (como segurança em geral) é dos mais difíceis de ser tratados, pois a maioria das pessoas tem a tendência em pensar que os acidentes não acontecerão com elas. Afinal sempre pensamos que “temos o controle da situação” ou “sabemos perfeitamente o que estamos fazendo”. Ou ainda: “pode deixar, já fiz isto tantas vezes e nada aconteceu”. Quanto a esta última afirmativa é bom lembrar que a ação que representa um risco de acidente, realizada várias vezes com “sucesso”, isto é, sem a ocorrência de um acidente, não fornece créditos para o futuro. No momento em que um acidente ocorrer, as suas conseqüências serão imediatamente sentidas - queimaduras, cortes ou mesmo eventos mais graves. Observe que, até aqui, falamos em ocorrência de acidentes.
Cabe ressaltar que
Os acidentes não ocorrem. Eles são causados.
2 GRANDEZAS FÍSICAS EMOVIMENTO RETILÍNEO
Nesta etapa destacamos as conversões de unidades, pois a coerência entre os sistemas de unidades envolvidas é necessária para garantir o sucesso na solução da situação problema. Compreender a importância científica, tecnológica e social para o Brasil desse importante projeto.
2.1 Passo 1
Considerar que um avião de patrulha marítimo P-95 “Bandeirulha”, fabricado pela EMBRAER, pode desenvolver uma velocidade média de 400 km/h. Calcular o tempo gasto por ele para chegar ao pondo de amerissagem, supondo que ele decole de Parnaíba distante 100 km do ponto de impacto.
Figura 1 – avião Bandeirulha.
Têm-se:
Logo:
Considerar também que um helicóptero de apoio será utilizado na missão para monitorar o resgate. Esse helicóptero UH-1H-Iroquois desenvolve uma velocidade de 200 km/h. Supondo que ele tenha partido da cidade de Parnaíba, calculara diferença de tempo gasto pelo avião e pelo helicóptero.
Figura 2 – helicóptero UH-1H-Iroquois.
Tem se:
Logo:
A diferença entre os tempos obtidos pelo avião e o helicóptero é de