ATPS FISICA 2
Este desafio é baseado no projeto SARA (Satélite de Reentrada Atmosférica) desenvolvido no instituto de aeronáutica e espaço em São José dos campos destinado a operar em orbita, baixa, circular, a 300 Km de altitude. Os principais cálculos a serem realizados, mostrarão resultados, envolvendo algumas grandezas físicas como: medição, velocidade media, acelaração e equações do movimento.
Desenvolvimento
Etapa 2 e 3
Para missão de resgate do satélite após sua queda, é encaminhado duas aeronaves para essa missão , avião de patrulha marítimo P-95 que desenvolve uma velocidade media de 400 km/h e um helicóptero de apoia para monitorar a missão que desenvolve uma velocidade media de 200 km/h.
Partindo as duas aeronaves de Parnaíba distante a 100 km do ponto de impacto onde o avião chega ao ponto de amerissagem 0,25h antes que o helicóptero.
Qual envia um sinal para três localidades , Alcantara ; Parnaiba ; São Jose dos Campos , que calculamos a tempo estimada para captação desses sinais ate seu ponto de impacto,
Calculamos velocidade máxima atingida pelo SARA e tempo em relação a gravidade considerando MUV que obtemos os resultados anexados nas folhas a seguir sobre aceleração , velocidade máxima , tempo .
Considerando os passos de desafios anteriores , calculamos a queda de um objeto em queda livre sem considerarmos o atrito do ar o tempo estimado da queda desses objetos, trabalhando então com MU e MUV, para o desenvolvimento desses desafios.
2 – Objetivo
Elaborar um memorial descritivo de cálculos, envolvendo o voo de um satélite lançado por um veiculo de sondagem (VS-40)
3 – Etapa 1 – grandezas físicas e Movimento retilíneo
3.1 – Passo1
Realizar a conversão da altura máxima 300 km para unidade pés.
1 km – 3.280,8399
300 km – X
X= 300 x 3.280,8399
X= 984251,97 pés
3.2 – Passo 2
Converter distância do pouso 100 km da cidade de Parnaiba. Fazer conversão da distância para milhas náuticas.
1 milha náutica – 1,852 km