Atps Fina Historia
Conforme proposta da atividade pratica supervisionada (ATPS) foram analisados dois artigos que tinham por tema às anotações de enfermagem tanto do ponto de vista ético quanto da qualidade dos registros, em um primeiro momento após analise dos artigos foram respondidas três questões pré elaboradas pelo coordenador, e em segundo momento foi desenvolvido um relatório descritivo tendo como base para reflexão as respostas encontras após analise dos artigos propostos e também de bibliografia complementar.
1 Questões propostas
1.1 Segundo Silva e Areias (2013), no primeiro artigo, quais os itens que devem ser anotados, em prontuário, pela equipe de enfermagem?
Segundo Silva e Areias (2013) devem ser anotados em prontuário dados como ocorrências acometidas com o cliente durante estada na instituição de saúde, verificação de sinais vitais, sinais e sintomas, alterações nas necessidades básicas, punção venosa periférica, soroterapia, medicamentos e curativos, acerca dos cateteres é pertinente à anotação do local e tipo de cateter usado, presença de sinais flogísticos na inserção do cateter, presença de infiltração, edema, dor e tempo de permanência deste dispositivo, devemos anotar os curativos realizados descrevendo o tipo de ferida, localização, tamanho, tipo de tecido encontrado e tipo de exsudado encontrado.
1.2 Ochoa - Vigo et al. (2013), no segundo artigo, discorrem sobre os aspectos fundamentais relacionados à aparência e ao conteúdo das anotações de enfermagem. Quais são esses aspectos?
Segundo Ochoa - Vigo et al. (2013) fazem parte dos aspectos fundamentais relacionados com a aparência e conteúdo das anotações de enfermagem os seguintes itens:
a) Devem ser feitas de modo objetivo, sem preconceito, valores, julgamentos ou opinião pessoal. A informação subjetiva fornecida pelo cliente, sua família ou outros membros da equipe da saúde deve ser incluída, utilizando aspas para este tipo de informação;
b) Devem conter descrições/interpretações de dados