Atps ferramentas da qualidade
O MASP é um Método de Análise e Solução de Problemas. Trata-se de um roteiro estruturado para resolução de problemas complexos em empresas, relacionado a produtos, processos ou serviços.
O MASP possui oito passos:
1 - Identificação do problema
2 - Observação
3 - Análise
4 - Plano de Ação
5 - Ação
6 - Verificação
7 - Padronização
8 - conclusão
É um método derivado do ciclo PDCA e que possui várias influências da metodologia científica, que é a forma que trabalham os cientistas para descoberta de soluções para todas as áreas do conhecimento humano.
O MASP se aplica a problemas complexos, problemas crônicos e problemas sistêmicos, como, por exemplo, aqueles em que a empresa já fez de tudo para tentar resolvê-los, mas não teve sucesso.
A técnica 8D tem por objetivo promover adequação de ações eficazes nos processos de forma que eventuais problemas possam ser solucionados, forçando a solução definitiva. Uma das finalidades e a correção de problemas de forma ordenada, racional e disciplinada. As 8D´s, podem ser entendidas da seguinte forma: 1)Formação da equipe
2)Descrição do problema
3)Implementação de ações de bloqueio (de contenção, Interinas)
4)Definição das causas básicas
5)Definição das ações corretivas permanentes
6)Implementação e verificação da eficácia das ações corretivas permanentes
7)Prevenção da reincidência
8)Revisão final e reconhecimento da equipe
A FMEA é uma metodologia de análise do tipo e efeito de falha, conhecida como (do inglês Failure Mode and Effect Analysis), é uma ferramenta que busca, em principio, evitar, por meio de análise das falhas potenciais de ações de melhoria, que ocorram falhas no projeto do produto ou do processo. Este é o objetivo básico desta técnica, ou seja, detectar falhas antes que se produza peça ou execute processos. Pode-se dizer que, com sua utilização, se está diminuindo as chances do produto ou processo falhar, ou seja estamos buscando aumentar sua confiabilidade.
O FMEA do