Atps Familia e Sociedades
Serviço Social
Disciplina: Família e Sociedade alunas A mudança familiar
Professora: Helenrose A da S Pedroso
Coelho
Professora presencial: Rosa Maria Oliveira de
Carvalho.
Teresina: 19 de Abril de 2012
Evolução da Família na sociedade
As mudanças na história da família tanto dentro de casa como na sociedade, foram mudanças importantes a partir do século XVI, com a industrialização as transformações foram maiores afetando o papel de mediação entre indivíduos e a comunidade. O individualismo como base da reconstrução das solidariedades sociais pautadas na autonomia e na interdependência. O Individualismo e a reflexo social, contribuíram para destradicionar as sociedades contemporâneas, críticos sugerem que este é também responsável pela degradação familiar.
As altas taxas de separação e divorcio vieram pra ficar, mas podem-se perceber maneiras de enriquecer a solidariedade social em vez de destruir, com os direitos das crianças e a responsabilidades, criaram-se novas laços de parentescos; pais e mães que também são madrasta e padrasto, criando direitos, deveres, responsabilidades e solidariedades dos indivíduos uns aos outros, o que foi possível graças a formas diversas e múltiplas de famílias.
A abordagem da Família Brasileira mostrou várias mudanças, como a privatização da família, existência de lares formados por uma só pessoa tendo uma vida totalmente individual.
As características familiares foram aumentando pela degradação patriarcal, onde neste meio passaram a existir muitas famílias formadas por mães e filhos.
Com as mudanças na família, foi preciso também mudar a legislação do "Código Civil' baseado na família patriarcal, implantando um "Novo Código Civil", que vigora atualmente no país.
As Constituições brasileiras sempre colocaram em proteção a família "legítima", somente em 1988 que a
Constituição Federal, acrescentou “ A família , a criança o adolescente e o idoso” evoluindo o conceito de família, reconhecendo também a