Atps Exame F sico
4º SEMESTRE
PROCESSO DE CUIDAR III
PROFª. ROSELIANE REIS
EXAME FÍSICO DO TÓRAX
“SISTEMA CARDIOVASCULAR”
Cátia Peixoto – RA 6447295670
Cristina Ceia Ortiz – RA 6690413201
Fabio M. dos Santos – RA 6247213732
Gisele Moreira – RA 6814018432
Marcos S. Figueira – RA 6814002479
Tatiane Bicca – RA 6826487750
Pelotas, 17 de NOVEMBRO de 2014
O EXAME FÍSICO
Compreendemos por exame físico o levantamento das condições globais do paciente, tanto físicas como psicológicas, no sentido de buscar informações significativas para a enfermagem, capazes de subsidiar a assistência a ser prestada ao paciente. Em conjunto com a entrevista, compõe a coleta de dados, parte fundamental para a sistematização da assistência de enfermagem. Torna-se fundamental, também, despertar no enfermeiro a necessidade e a percepção da importância da execução do exame físico diário, como forma de proporcionar informações básicas sobre as capacidades funcionais do paciente. Esses dados deverão ser utilizados para a elaboração dos diagnósticos de enfermagem a fim de determinar as intervenções a serem realizadas e a evolução de seu estado de saúde, além de avaliar a efetividade dos cuidados prestados, permitindo desta forma, a individualização da assistência de enfermagem.
A obtenção dos dados relevantes para a enfermagem dependerá tanto das habilidades do profissional na realização desses passos quanto de sua competência para discriminar e interpretar o significado do que está sendo percebido.
Durante o exame físico, o examinador deve ter presente o fato de que está lidando com uma pessoa com sentimentos, vulnerável por estar fisicamente exposta ou mesmo ansiosa em relação ao que possa ser identificado durante o procedimento. Nesse sentido, o profissional de enfermagem deve demonstrar autoconfiança, paciência, consideração e delicadeza, explicando todos os procedimentos, para minimizar a tensão ou mesmo a inibição do paciente.
Outra diretriz a ser observada é a