ATPS - Etapa II - Administração da Produção e Operações
Os fornecedores assumem a responsabilidade pela montagem de todas as etapas na linha de produção dos veículos, os investimentos em operações e o gerenciamento da cadeia de suprimentos do módulo e se localizam dentro da planta da montadora. Ficando de responsabilidade da montadora a engenharia, controle de qualidade, comercialização e logística do produto final.
Com isso a montadora consegue reduzir investimentos e custos e tem vantagens como disponibilidade de assistência técnica, melhor coordenação da produção e garantia de fornecimento.
Resumo dos artigos
No Brasil no ano de 1990 quando o presidente Fernando Collor de Melo abriu a economia brasileira para o comercio exterior, as indústrias nacionais levaram um grande choque, pois, não estavam preparadas para lidar com a competitividade em relação aos produtos importados. As indústrias se encontravam atrasadas tecnologicamente e organizacionalmente.
Outra mudança foi o MERCOSUL onde permitia a comercialização de produtos entre os países membros, com taxas muito baixas ou até mesmo nulas.
Com tanta mudança as empresas de autopeças sofreram uma reformulação, pois, a maioria eram empresas de pequeno e médio porte e familiares, com tanta mudança algumas fecharam as portas, pois, não foram capazes de investir em tecnologias necessárias as novas exigências de mercado, e, outras se fundiram formando empresas multinacionais do setor.
Mais a principal inovação foi à estrutura modular, onde surgiu um elo entre a montadora e os fornecedores que nessa estrutura dividiam os riscos e os investimentos trabalhando juntos em busca de um resultado em comum.
Esse tipo de organização surgiu da necessidade de garantir maiores ganhos de produtividade como vantagem competitiva. As montadoras buscavam simplificar a cadeia produtiva com a diminuição do número de fornecedores, com o estabelecimento do outsourcing, definindo-se um novo conjunto de necessidades a serem atendidas pelos fornecedores, com o