Atps etapa 4 passo 1
Passo 1
Importância da Sociedade Anônima no Cenário Corporativo brasileiro
A importância da sociedade anônima começa com uma pessoa que não consegue desenvolver uma atividade sozinha por vários motivos, falta de tempo, conhecimento mais profundo, ou até mesmo por falta de capital. Sendo assim ela acaba se unindo com outra pessoa, formando uma sociedade empresaria.
Diz Gladston Mamede” O sócio não é empresário é apenas titular de um direito pessoal, com expressão patrimonial econômica “. Já que o sócio não é um empresário é necessário o surgimento de outra pessoa que desempenhe o papel de empresário, com a criação desta terceira pessoa ocorre a separação do patrimônio desta e seus sócios. Os tipos societários que limitam a responsabilidade do sócio ao capital dão maior segurança e são os mais utilizados atualmente.
Segundo Fábio Ulhoa Coelho, o capital social da sociedade anônima é fracionado em unidades representadas por ações, sendo os sócios, portanto, chamados de acionistas, respondendo eles pelas obrigações sociais até o limite do que falta para a integralização das ações de que são titulares.
Nesse tipo de sociedade em caso de falência o sócio só perde o valor de emissão das ações que detem ficando com seu patrimônio externo livre. Sociedades anônimas são classificadas como abertas ou fechadas.
Valor nominal é aquele resultante da divisão capital social pelo numero de ações emitidas. O valor nominal para as ações são como barreiras já que não podem ser vendidas novas ações com o preço menor que as antigas. Valor patrimonial é obtida pela divisão do patrimônio liquido da sociedade de empresário pelo numero de ações. Valor de ações é aquele que foi acordado pelas partes num ato de compra e venda. Valor econômico é aquele apontado por profissionais especializados. Preço de emissão é o valor que o investidor paga a sociedade pela ação.
As sociedades anônimas é muito importante pois vem ajudando o Brasil a crescer cada dia mais,