atps etapa 2 humanistas 1
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: Teorias Existenciais Humanistas I
ATPS: 2ª ETAPA
Professora: Priscila Salgado
Dayane Prado de Carvalho RA 5664106332
Jaqueline Pereira Sairaiva RA 4997020321
Jessica Ortega Souza RA 5216979748
Nathalia Nascimento e Silva RA 4997012674
Campinas, setembro de 2013.
AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DE SARTRE PARA O PENSAMENTO PSICOLÓGICO.
Sartre, influenciado por Jaspers, Husserl, Heidegger e Politzer, fundamentou seu método biográfico, como principal fonte para podermos compreender de maneira rigorosa como o sujeito se movimenta no mundo e assim, reconstruir os acontecimentos contados por este.
Para a compreensão de homem, deve-se levar em conta sua história individual, familiar, social, cultural e em todos os seus grupos, como ele faz e é nesses meios, desde a sua infância. Sendo assim, vemos que a história é feita não somente pelo sujeito singular, mas também pelo outro que vive e convive com este, que está sempre em constante interação. O homem “sempre faz alguma coisa daquilo que fizeram dele” (SARTRE, 1952).
É preciso experimentar, viver. Não podemos considerar apenas aquilo que o sujeito diz, mas sim aquilo o que se vive e experimenta.
Os fatos jamais são fenômenos isolados, esses se unem, misturam-se uns aos outros, um fenômeno leva a outro, e assim forma-se um todo. Sartre afirma ainda que o acaso não existe, que são apenas os próprios sujeitos que fazem sua história, mesmo que estejam em situações já dadas.
Sartre buscou constituir suas obras em uma perspectiva interdisciplinar, transcendendo a psicanálise, o marxismo e o existencialismo, pois concordava com Bloch que isso era necessário e importante. “O existencialismo acredita, ao contrário (do marxismo) poder integrar este método (a psicanálise) porque ele descobre o ponto de inserção do homem em sua classe, isto é, a família singular como mediação entre a classe universal e o indivíduo” (SARTRE, 1960, p.47).
Outra idéia que