ATPS ETAPA 2 2
Objetivo:
Aprender e subsidiar uma prática pedagógica fundamentada e coerente na história brasileira, possibilitando aos alunos a compreensão articulada e coerente dos processos do passado e suas possíveis relações com a realidade atual na educação.
Justificativa;
Compreender de forma clara e crítica os diferentes processos de desenvolvimento da educação geral e sua articulação com a realidade brasileira. Possibilitará aos alunos uma formação a compreensão articulada e coerente dos processos educacionais do passado e entender e compreender a situação atual da educação.
A influência dos jesuítas na educação brasileira
Com a colonização, os jesuítas foram enviados com as caravanas para as terras desconhecidas com a missão de propagarem o evangelho pelo mundo. A Ordem estabelecia uma rígida disciplina, tinham o objetivo de evangelizar e lutar contra os infiéis e os heréticos. Espalharam–se pelo mundo, alcançaram desde a Europa, Ásia, África e a América. Com a dificuldade de alcançarem as almas que haviam se perdido seguindo outras doutrinas, acharam mais seguro buscar por novas almas, mais jovens. Para alcançarem seu objetivo usaram como instrumentos a multiplicação de escolas, e por mais de duzentos anos os jesuítas foram responsáveis pela educação de inúmeros estudantes. Em 1579 a Ordem possuía 144 colégios espalhados pelo mundo, e este número subiu para 669 em 1749.
Quando chegavam a novas terras para evangelizar encontraram um empecilho para realizarem sua missão, a língua. Com isso, tiveram que ensinar sua língua, o português ou espanhol para começarem a catequização. Em muitos casos primeiro aprendiam a língua local para depois ensinarem a língua de sua terra natal.
A Ordem dos jesuítas chega ao Brasil em 1549 na expedição de Tomé de Souza, que traz como superior o padre Manoel da Nóbrega. Desembarcaram na Bahia e contribuíram na fundação de