ATPS Estudo De Caso Comportamento Organizacional
O Sr. Antonio Araújo, principal acionista e Diretor Executivo da Betafire estava em uma situação delicada em que deveria tomar uma decisão de grande impacto para a empresa. Tratava-se do plano de ação 2009/2010 da empresa, em resposta à aferição do clima organizacional entre seus colaboradores, cujos resultados da pesquisa há pouco lhe foram apresentados. Adicionalmente deveria refletir sobre as possíveis falhas e/ou inconsistências do plano do ano anterior, adotado ao longo de 2008 e no início de 2009. Afinal, porque que teria piorado o clima organizacional, se diversas atitudes foram tomadas, muitas delas pactuadas com os próprios colaboradores?
História da Betafire
Fundada em 1985, na cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul , a Betafire é uma empresa focada no desenvolvimento de soluções e-business para o setor financeiro, mais especificamente no gerenciamento de crédito consignado. Comprova esse posicionamento a declaração de visão da empresa: “Se posicionar como referência em soluções de TI no mercado de crédito consignado.”
A primeira pesquisa de clima
Concomitantemente ao rápido crescimento que viveu (66% entre janeiro de 2008 e julho de 2009), a Betafire buscou profissionalizar sua administração e seus processos de gestão. Esse trabalho foi iniciado em dezembro de 2007, com a contratação de uma consultoria especializada em gestão que começou conduzindo um planejamento estratégico. Esse processo culminou na seleção e priorização de uma série de iniciativas, entre as quais a melhoria dos processos de gestão e o desenvolvimento e a aplicação de pesquisa de clima organizacional.
A pesquisa de clima é uma ferramenta que visa medir o clima organizacional, que é a percepção coletiva, positiva e favorável ou negativa e desfavorável, dos funcionários a respeito da empresa em determinado momento.
A pesquisa compreendia sete dimensões e abordava os seguintes temas:
Filosofia de gestão: percepção e atitude das pessoas em