ATPS Estrutura E Analise Demonstra Oes Contabeis Etapa 4
De acordo com Lunelli, a necessidade de capital de giro é função do ciclo de caixa da empresa. Quando o ciclo de caixa é longo, a necessidade de capital de giro é maior e vice-versa. Assim, a redução do ciclo de caixa em resumo, significa receber mais cedo e pagar mais tarde, deve ser uma meta da administração financeira.
Entretanto, a redução do ciclo de caixa requer a adoção de medidas de natureza operacional, envolvendo o encurtamento dos prazos de estocagem, produção, operação e vendas. O cálculo através do ciclo financeiro possibilita mais facilmente prever a necessidade de capital de giro em função de uma alteração nas políticas de prazos médios ou no volume de vendas.
Azevedo, 2015 (apud Braga, 2007) defina a fórmula da NCG como: o Ativo Circulante Operacional (ACO) menos o Passivo Circulante Operacional (PCO). Entende-se Ativo Circulante Operacional as contas que fazem parte da operação principal da empresa, como estoques, contas a receber, etc., e Passivo Operacional, as fontes de financiamento dessas operações, como, por exemplo, fornecedores, salários a pagar, tributos sobre vendas, etc.
NCG = ACO – PCO
Assim teremos:
NCG (2008) = 886.876 - 414.144 = 472.732
NCG(2007) = 786.840 – 312.523 = 414.317
1.1. Prazo médio de rotação dos estoques (PMRE)
Conforme Azevedo, 2015, entendemos por PMRE, o tempo de giro médio dos estoques da empresa, isto é, o tempo de compra e estocagem. O resultado será apontado em dias de período:
DP é igual a dias de período, ou seja, se