ATPS Estatística
O desafio proposto para a equipe é a construção de um Relatório, conforme estudo de caso apresentado a seguir, destinado ao Diretor da empresa, contendo os resultados da pesquisa estatística de controle de qualidade para o lote em questão; desta forma, o diretor também poderá verificar a efetividade do trabalho da empresa.
A relevância do desafio está pautada na possibilidade de utilização do estudo e compreensão de dados estatísticos e suas implicações como ferramenta de reflexão e meio de intervenção na área administrativa.
Estudo de Caso
A equipe terá a função de atuar como supervisores do departamento de controle de qualidade de uma fábrica, e estará encarregada de verificar o processo de controle de qualidade do empacotamento de sacos de café que têm marcado nas embalagens “1 kg”.
Vocês deverão escolher uma amostra predeterminada de pacotes de café e efetuar os procedimentos estatísticos de controle de qualidade, para determinar a aprovação ou reprovação de um lote para comercialização. Vale lembrar que, segundo regras desta empresa, para que o lote obtenha aprovação, o desvio padrão máximo é de 0,05 kg (ou 5 gramas). Objetivo do Desafio
Produção de um Relatório, conforme estudo de caso.
Parte 1
Aplicação dos Conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em uma Indústria de Fundição do Norte Catarinense
Esta empresa é situada no Norte do Estado de Santa Catarina e fornece produtos para grandes empresas da indústria automotiva mundial e aplica conceitos do CEP para elevar a uma maior qualidade.
Para medir a qualidade de seus produtos quanto ao seu grau de resistência à tração é o Mega Pascal (Mpa), e requer um teste destrutivo do corpo de prova, e foram realizados testes objetivando verificar a presença de normalidade na distribuição da série e a existência de autocorrelação serial, com estimativas da média e do desvio padrão dos resultados coletadas ao longo dos 185 dias. Nos estudos preliminares, os dados seguem