ATPS ESTATISTICA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ESTATÍSTICA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
CAMPINAS – SP
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1.CONCEITO.............................................................................................................................4
2. POSSIBILIDADES DE APLICAÇAO 5
3.FREQUENCIA ABSOLUTA 12
4. FREQUENCIA RELATIVA 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 5
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre muitos outros tópicos que desenvolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.
Os dados consistem em informações provenientes de observações, contagens, medidas ou respostas. Podemos afirmar que a estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões.
CONCEITO
Estatística é um conjunto de processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos. Estatística é uma ferramenta que nos ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números. Podemos dizer que estatística a ciência da análise de dados. Primeiro analisamos como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados. Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controlo de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou efetuar o planejamento de campanhas de marketing. Em outras palavras o termo estatística pode ser apresentado como um conjunto de instrumentos que podem ser utilizados para recolher, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados numéricos.
ÀS POSSIBILIDADES DE