ATPS Estatistica
Probabilidade e Estatística
ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas)
Aula-tema: Distribuições de Frequência e Gráficos.
Esta atividade é importante para que você conheça os dois ramos da Estatística: a estatística descritiva que é responsável pela coleta, organização e descrição dos dados coletados; e a estatística inferencial que faz a análise e a interpretação dos dados para se chegar a uma conclusão.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Equipe)
1. Fazer a leitura dos capítulos 1 e 2 – “Introdução à estatística” e “Estatística Descritiva” do livro texto (LARSON, Ron; PATARRA, Cyro C. Estatística Aplicada. 2ª ed. São Paulo: Pearson, 2007. p.1-46) ou em outras fontes de sua preferência, focando a leitura nas fases do método estatístico: coleta de dados, crítica dos dados, apuração dos dados, exposição ou apresentação dos dados e análise dos resultados.
2. Pesquisar também sobre as diferenças entre os termos população e amostra, os diversos tipos de amostras que existem e quando cada um deles deve ser utilizado. Apresentar exemplos de aplicações para cada um dos termos pesquisados. Para finalizar esta atividade, fazer um relatório com o resultado das pesquisas.
A distinção entre população e amostra é familiar ao senso comum. Se tivermos um grupo de observações de uma variável, que foram extraídas de um grupo maior referimo-nos ao primeiro como uma amostra e ao último como a população relativamente àquela variável.
Entretanto, quando se seleciona uma amostra, não estamos interessados nas informações a respeito da amostra por si mesma. Em geral, o que se deseja é:
- Teste de hipóteses: usar a amostra para verificar hipóteses sobre a população original da qual foram extraídas;
- Estimação: usar a amostra de forma a produzir inferências sobre a natureza da população original.Todavia, somente é possível usar amostras para estes propósitos se elas