ATPS Equaçoes diferenciais
Engenharia Mecânica
Equações Diferenciais
Etapa 1
Passo 1
Os modelos são criados com os seguintes propósitos(BACK et al., 2008):
• Explicar: São modelos empregados para descrever o comportamento de natureza ou da humanidade. São exemplos os modelos físicos do cosmo, termodinâmica, do espaço‐tempo
(teoria da relatividade), modelos biológicos predador‐presa e epidemiológicos, modelo econômicos, entre outros.
• Prever: Os modelos desenvolvidos para explicar certos fenômenos podem ser usados para prever o desenvolvimento futuro de determinado fenômeno. Por exemplo, especialistas em recursos hídricos fazem modelos de bacias hidrográficas para prever a ocorrência de enchentes para determinadas precipitações.
• Tomada de decisão: São aqueles empregados para decidir a melhor decisão a tomar para atingir o objetivo de forma menos dispendiosa e/ou rápida. Por exemplo, são empregados modelos hidrológicos incluindo métodos de otimização para a tomada de decisão de controlar a produção de energia em cada hidroelétrica do sistema elétrico brasileiro, de forma a otimizar o consumo de água da barragens e a capacidade de carga daslinhas.
• Comunicação: Informar e descrever as características do sistema em estudo para que outras pessoas as interpretá‐las.
Apesar de existem várias tentativas de classificação dos modelos, não exista um classificação unificada e completa. A classificação dos modelos depende do campo de conhecimento e escopo. Mesmo dentro da engenharia existe diferentes abordagem sobre modelagem.
Os sistemas dinâmicos, independente de serem mecânicos, elétricos, térmicos, hidráulicos, biológicos ou econômicos podem ser caracterizados por equações diferenciais. A resposta destes sistemas a uma determinada entrada ou excitação pode ser obtida se estas equações são resolvidas.
As Equações Diferenciais que descrevem o desempenho de um sistema dinâmico de um sistema físico são obtidas utilizando-se as Leis físicas