ATPS Empreendedorismo
INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO
O PROCESSO EMPREENDEDOR ( CRISTIANE WERNECK )
RIBEIRÃO PRETO – 2014
Ao discutirmos em grupo, percebemos que o papel do empreendedor é ter a pró-atividade, a criatividade, coragem de ousar, criando algo nunca visto antes e a iniciativa de colocar as ideias em prática, muitas vezes sem medir os riscos, somente com a visão futura no negócio, não precisando, necessariamente da presença dele na organização.
O administrador já está mais relacionado aos processos gerenciais, entra com a parte da organização, planejamento, direção e controle da empresa, ou seja, enquanto o empreendedor entra com a ideia e a coloca em prática, o administrador entra elaborando o planejamento, a direção do negócio e usa o controle para a tomada de decisões do empreendedor.
Em poucas palavras, o empreendedor faz a parte teórica e inicial e o administrador faz a parte burocrática, ambos com sua marcante significância para uma empresa surgir e se manter no mercado.
Com base no resultado do grupo sobre a auto avaliação, vimos que os pontos fortes e fracos são muito individuais, porém podemos destacar algumas semelhanças em todos, como por exemplo, pró-atividade, comunicação, determinação, fácil adaptação, dedicação, organização, são alguns dos pontos mais fortes da nossa equipe.
Já os pontos fracos em comum são: autocrítica muito rigorosa, indecisão, impaciência, intolerância, estresse, medo de falhar e timidez.
Pode ser que os pontos negativos nem façam tanta diferença, mas com certeza iremos trabalhar fortemente para amenizar, não transmitir isso às demais pessoas dentro das organizações para não as prejudicarmos e nem a nós mesmos.
O mais importante para o sucesso do grupo é conseguirmos destacar os pontos fortes de cada um, usando-os a nosso favor em equipe e tentar melhorarmos as falhas para que elas não interfiram no bom andamento do decorrer das nossas tarefas.