atps empreendedorismo etapa 2
Nos capítulos 3 e 4, Identificando Oportunidades de José Dornelas (2008), mostra que o importante para se criar um negócio não é a ideia em si, mas sim as oportunidades que se pode gerar sobre ela, visando às necessidades de mercado, a velocidade com que evolui, a experiência no ramo escolhido e também as deficiências que pode ter.
É preciso analisar as boas ideias já pensando no produto que será gerado, no serviço prestado, numero e alvo de clientes que deseja atingir, retorno econômico, gratificação pessoal, e concorrentes.
O empreendedor avalia as oportunidades através de pesquisas, congressos, eventos, estudos relacionados, estimulando sua criatividade, formas de inovação, buscando resultados mediatos e futuros, crescimento e retornos consideráveis.
Uma boa ideia não vai adiante se não souber aproveita-la, deve-se planejar e compreender cada passo para chegar ao sucesso. Na internet, por exemplo, existem vários negócios equivocados, porém se bem planejado, a ideia flui, visto que sempre será repleto de oportunidades por ser um meio de comunicação que abrange vários negócios, ate os que ainda não foram explorados ou pouco explorados.
Passo 2.
1. Qual mercado ela atende?
Nossa empresa atendera o mercado de concertos em geral. Com o grande crescimento das cidades e pouca mão de obra, atenderemos a população em que necessita de reparos rápidos como arrumar um problema com energia elétrica ou um vazamento de água. Este mercado no Brasil é um dos 50 que mais cresce, pois com o aumento de construções em todas as regiões, os pequenos concertos não possuem demanda de mão de obra, por isso, é um mercado abrangente com pouca competitividade e com muito serviço a ser feito. Um empreendimento com grandes possibilidades de dar certo.
2. Qual o retorno econômico que ela proporcionará?
O valor de investimento na área é de 7.000,00 a 80.000,00 mil reais, dependendo da quantidade de demanda da região.
Os equipamentos variam de 3.000,00 a 8.000,00 mil reais,