ATPS Empreendedorismo Etapa 1 e 2
O que é ser Empreendedor?
Discutindo com o grupo e demais alunos que realizaram o exercício de autoavaliação, ser Empreendedor é necessário todo um processo e fatores externos em conjunto para realmente avaliar. DORNELAS (2005) defende que empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos, que em conjunto, levam a transformação de ideias e oportunidades.
A identificação do tipo de mercado para o serviço ou o produto é o primordial para ter os maiores ganhos, abrangência e excelência do seu negocio. É encontrar a oportunidade no meio dos principais concorrentes em potencial.
Traçar os objetivos e metas a serem conquistadas, nessa etapa será necessário à criação de um Plano de Negócios, que ajudara em níveis mercadológicos, operacionais e financeiros. Conduz a interceptar os erros que poderão acontecer na vida real.
E após o inicio das operações, acompanhar os resultados e criar um controle continuo de melhorias fará ser seu negocio evoluir juntamente com o mercado e os clientes e até abrindo possibilidades para novos ramos do mercado.
Todas as etapas anteriormente ditas ficaram acessíveis a realizadas após a década de 90 com a criação de entidades como o SEBRAE (Serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas), antes era quase impossível falar e exercer atividades de empreendedorismo no Brasil, devido à enorme instabilidade econômica e política do país.
ADMINISTRADOR X EMPREENDEDOR
A respeito do que foi discutido pelo grupo foi fácil identificar as diferenças e semelhanças que cada um desses dois profissionais tem a frente da organização. Levamos em conta que é necessária a presença dos dois para uma melhor excelência. Vemos que os empreendedores são aqueles que assumem riscos, não possuem medo de iniciar uma nova atividade criam oportunidades de emprego e são mais propícios a identificar propulsores para alavancar seus negócios. Podemos dizer que o