ATPS Eletrônica I
A eletrônica é a ciência que estuda a forma de controlar a energia elétrica por meios elétricos nos quais os elétrons têm papel fundamental. Numa definição mais abrangente, podemos dizer que a eletrônica é o ramo da ciência que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos, com o objetivo principal de representar, armazenar, transmitir ou processar informações além do controle de processos e servo mecanismos.
Sendo seu estudo de primordial importância no curso de Engenharia de Controle e Automação. Para uma maior entendimento dos assuntos discutidos em aula foi proposto um projeto juntamente com a análise do circuito proposto.
2. OBJETIVOS
Para o circuito proposto abaixo será apresentado o seguinte:
Definição de cada componente; Projeto; - Valores de Resistência, corrente e queda de tensão; - Funcionamento do circuito em geral;
Protótipo do circuito no Multisim com os valores de corrente e tensão obtidos.
Figura 1: Circuito Proposto
3. Protótipo
A seguir segue um protótipo feito no software Multisim 12.0, contendo os componentes calculados. Visto que o software mencionado não possui em sua biblioteca de componente o Transistor NTC o mesmo foi substituído por um potenciômetro para simulação do Circuito.
Podemos observar no circuito que os transistores do tipo PNP foram utilizados para aumentar a corrente do circuito para ser possível o acionamento da bobina do relê. Foram colocados amperímetros em todos os ramos para observar a corrente que passa por ele e um voltímetro em paralelo com a bobina do relê. A queda de tensão é proveniente das junção dos transistores.
O Termistor NTC do inglês Negative Temperature Coefficient são termístores cujo coeficiente de variação de resistência com a temperatura é negativo, ou seja, a resistência diminui com o aumento da temperatura.
O diodo ligado em paralelo com a bobina do relê tem como função impedir que a bobina seja polarizada inversamente.